Projeto: Aprendendo e ensinando: o conhecimento em construção. Provinha Burity e suas finalidades:
Método estratégico para controle dos níveis de aprendizagem dos 6°s anos:
1. Pré matrícula/ Data proposta: 20 de novembro a 10 de dezembro (matriculam-se todos os alunos da rede Municipal e Estadual interessados em estudar na Escola Burity).
2. Teste de Português e Matemática/ Data proposta: 22 de dezembro (O objetivo do teste é identificar os níveis de aprendizagem dos alunos desta modalidade de ensino nas disciplinas críticas “Português e Matemática”).
3. Gráfico de problemáticas/ Período: janeiro de 2012. (O objetivo do gráfico é traçar a partir do resultado do IDEB 2,8, uma linha de metas e estratégias para, em parceria com a Secretaria de Educação, desenvolver um Plano de Ação)
4. Gráfico de ambientes e áreas a considerar/ Período: janeiro de 2012. ( Traçar gráfico com notas específicas de cada instituição de ensino, exemplo: ALUNOS DO JUVINA-ALUNOS DO IBIAPINA-ALUNOS DO BURIRY NOVATOS-ALUNOS DO BURITY VETERANOS.
Na escola Burity todos os alunos do 6ºs anos farão o teste, mesmo que sejam candidatos a aprovação, pois o gráfico também deve especificar os níveis dos alunos ingressantes e concluintes desta série.
5. Plano de ação/ Período: Janeiro de 2012: O plano de ação deve ser elaborado em parceria com a Secretaria da Educação, participam desta elaboração os professores das disciplinas críticas, direção e coordenação da escola. O Plano de Ação deve combater efetivamente os problemas apresentados nos gráficos, apontando medidas de intervenção no processo de ensino e aprendizagem.
6. Desenvolvimento e Monitoramento/ Período: A partir de fevereiro de 2012: Esta etapa visa à aplicação do Plano de Ação, bem como, o acompanhamento das fases de aplicação das metas e estratégias.
7. Avaliação/ Período: Bimestral para o ano de 2012: A avaliação consiste em analisar, no perfil dos alunos participantes deste programa, os níveis pelos quais os mesmos evoluíram.
Plano de ação inicial: Meta: 1. Combater as dificuldades dos alunos nos conhecimentos básicos, referentes às disciplinas de Português e Matemática. Estratégia: 1. Aulas de reforço para os 6ºs anos com foco nas disciplinas de Português e Matemática. |
Problemática Na prova específica para a disciplina de Português, identificau-se, como prioridades, problemas referentes à INTERPRETAÇÃO, ENCADEAMENTO LÓGICO NAS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS, INADEQUAÇÕES ORTOGRÁFICAS E ESTRUTURAÇÃO GRÁFICA. Já na prova específica para a disciplina de Matemática, os problemas evidenciados foram: INTERPRETAÇÃO, RACIOCÍNIO LÓGICO, COMPETÊNCIA MATEMÁTICA PARA AS QUATRO OPERAÇÕES – TABUADA. ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLEDADE ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E EJA PROFESSOR LUIZ GONZAGA BURITY TEMA : Aprender a fazer Cultura e Esporte na Escola. JUSTIFICATIVA: A Cultura e o Esporte sempre se fizeram presentes no cotidiano da Escola Burity, no entanto, não se especifica nesta realidade a efetiva consistência pedagógica de acepção aos sujeitos nela existente. O projeto ‘Aprender a fazer Cultura e Esporte na Escola’ surge como instrumento pedagógico de intervenção na prática destas duas categorias do nosso currículo, a Cultura e o Esporte, bem como o combate a evasão. Além disso, observamos nisto a possibilidade do trabalho com temas interdisciplinares como: Convivendo com as diferenças, Questões de gênero, Violência, Drogas e Saúde. Voltado para a implantação de Escolinhas de vôlei, futsal, música, canto, dança e teatro o projeto viabiliza um atrativo pedagógico importante e homogêneo no contexto cotidiano da instituição, possibilitando aos alunos a capacidade de desenvolvimento de competências e habilidades que vão além do que o currículo atual da escola propõe. OBJETIVO GERAL: · Viabilizar a implantação de escolinhas de vôlei, judô, karatê, futsal, handball, canto, dança e teatro como atrativo pedagógico da escola. OBJETIVO ESPECÍFICO: · Criar espaços físicos para o desenvolvimento de atividades que possibilitem o desenvolvimento de práticas esportivas e culturais. · Combater a evasão. · Trabalhar com a transversalidade. METODOLOGIA: O projeto visa de início a inscrição dos alunos interessados em participar de alguma modalidade da escolinha. Após a formação das turmas, será iniciado o processo de introdução dos conhecimentos básicos, a partir disto, os integrantes das escolinhas se aperfeiçoarão com o objetivo de integrarem uma seleção de alunos representantes da escola em competições. RECURSOS: Recurso/espaços físicos: · Adquirir um ambiente adequado para a prática dos esportes: Vôlei, futsal. · Adquirir um ambiente adequado para prática das atividades de dança, canto, teatro e música. Recursos/humanos: · Contratar profissional responsável pelas turmas de dança. · Contratar profissional responsável pelas turmas de canto e música. · Contratar profissional responsável pelas turmas de esportes: Vôlei e futsal. Recursos/materiais: · Adquirir 5 padrões para a turma de vôlei. · Adquirir 2 padrões personalizados para o time profissional (Vôlei). · Adquirir 5 padrões para a turma de futsal. · Adquirir 2 padrões personalizados para o time profissional (futsal). · Adquirir 100 metros de tecidos variados para confecção de roupas dos grupos de dança. · Adquirir 50 metros de tecidos variados para confecção de roupas do grupo de canto. · Adquirir 100 metros de roupa para confecção do figurino do grupo de teatro. CRONOGRAMA/desenvolvimento em 2012: Matricula: Janeiro e fevereiro . Contratação de profissionais compra de material e adequação de espaços físicos: janeiro e fevereiro. Divisão e organização das escolinhas: Março. Inicio das e desenvolvimento atividades: abril/dezembro. Formação de equipes e alunos representantes da escola em competições: Junho Organização de jogos internos e apresentações culturais: junho/agosto. Participação de eventos em outras comunidades: setembro/novembro. Avaliação dos resultados: Dezembro. |