2012: Na perspectiva de um caminho que possibilite a qualidade na Educação; na escola Burity.

A Escola Municipal Profº Luiz Gonzaga Burity, inicia o ano letivo de 2012, com o desenvolvimento de dois distintos e importantes projetos; "Aprender a fazer cultura e Esporte na Escola" - com aulas extra classe de canto, música, dança, teatro, futsal e vôlei, este projeto visa uma melhor interação do aluno com a escola, com o aprender.
Já o Projeto "Aprendendo e ensinando: o conhecimento em construção", é uma atividades parceira do projeto citado inicialmente, mas se resume ao princípio do ensinar a ler, escrever e contar. Coloca o aluno diretamente ligado ao conhecimento teórico científico. Este espaço permitirá que o aluno participante vença as problemáticas evidenciadas no primeiro momento do projeto, e identificados na Provinha Burity. Veja informações em link abaixo...

quinta-feira, 19 de abril de 2012

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS, RESULTADOS E OBJETIVOS:

Projeto: Aprendendo e ensinando: o conhecimento em construção. Provinha Burity e suas finalidades:

Método estratégico para controle dos níveis de aprendizagem dos 6°s anos:


1.      Pré matrícula/ Data proposta: 20 de novembro a 10 de dezembro (matriculam-se todos os alunos da rede Municipal e Estadual interessados em estudar na Escola Burity).


2.      Teste de Português e Matemática/ Data proposta: 22 de dezembro (O objetivo do teste é identificar os níveis de aprendizagem dos alunos desta modalidade de ensino nas disciplinas críticas “Português e Matemática”).


3.      Gráfico de problemáticas/ Período: janeiro de 2012. (O objetivo do gráfico é traçar a partir do resultado do IDEB 2,8, uma linha de metas e estratégias para, em parceria com a Secretaria de Educação, desenvolver um Plano de Ação)


4.      Gráfico de ambientes e áreas a considerar/ Período: janeiro de 2012. ( Traçar gráfico com notas específicas de cada instituição de ensino, exemplo: ALUNOS DO JUVINA-ALUNOS DO IBIAPINA-ALUNOS DO BURIRY NOVATOS-ALUNOS DO BURITY VETERANOS.

Na escola Burity todos os alunos do 6ºs anos farão o teste, mesmo que sejam candidatos a aprovação, pois o gráfico também deve especificar os níveis dos alunos ingressantes e concluintes desta série.


5.      Plano de ação/ Período: Janeiro de 2012: O plano de ação deve ser elaborado em parceria com a Secretaria da Educação, participam desta elaboração os professores das disciplinas críticas, direção e coordenação da escola. O Plano de Ação deve combater efetivamente os problemas apresentados nos gráficos, apontando medidas de intervenção no processo de ensino e aprendizagem.


6.      Desenvolvimento e Monitoramento/ Período: A partir de fevereiro de 2012: Esta etapa visa à aplicação do Plano de Ação, bem como, o acompanhamento das fases de aplicação das metas e estratégias.


7.      Avaliação/ Período: Bimestral para o ano de 2012: A avaliação consiste em analisar, no perfil dos alunos participantes deste programa, os níveis pelos quais os mesmos evoluíram.


Plano de ação inicial:
Meta:
1.      Combater as dificuldades dos alunos nos conhecimentos básicos, referentes às disciplinas de Português e Matemática.
Estratégia:                      
1.      Aulas de reforço para os 6ºs anos com foco nas disciplinas de Português e Matemática.

Problemática

Na prova específica para a disciplina de Português, identificau-se, como prioridades, problemas referentes à INTERPRETAÇÃO, ENCADEAMENTO LÓGICO NAS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS, INADEQUAÇÕES ORTOGRÁFICAS E ESTRUTURAÇÃO GRÁFICA.
Já na prova específica para a disciplina de Matemática, os problemas evidenciados foram: INTERPRETAÇÃO, RACIOCÍNIO LÓGICO, COMPETÊNCIA MATEMÁTICA PARA AS QUATRO OPERAÇÕES – TABUADA.



ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLEDADE
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E EJA PROFESSOR LUIZ GONZAGA BURITY

TEMA :
Aprender a fazer Cultura e Esporte na Escola.

JUSTIFICATIVA:
 A Cultura e o Esporte sempre se fizeram presentes no cotidiano da Escola Burity, no entanto, não se especifica nesta realidade a efetiva consistência pedagógica de acepção aos sujeitos nela existente.
O projeto ‘Aprender a fazer Cultura e Esporte na Escola’ surge como instrumento pedagógico de intervenção na prática destas duas categorias do nosso currículo, a Cultura e o Esporte, bem como o combate a evasão. Além disso, observamos nisto a possibilidade do trabalho com temas interdisciplinares como: Convivendo com as diferenças, Questões de gênero, Violência, Drogas e Saúde.
Voltado para a implantação de Escolinhas de vôlei, futsal, música, canto, dança e teatro o projeto viabiliza um atrativo pedagógico importante e homogêneo no contexto cotidiano da instituição, possibilitando aos alunos a capacidade de desenvolvimento de competências e habilidades que vão além do que o currículo atual da escola propõe.

OBJETIVO GERAL:
·         Viabilizar a implantação de escolinhas de vôlei, judô, karatê, futsal, handball, canto, dança e teatro como atrativo pedagógico da escola.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
·         Criar espaços físicos para o desenvolvimento de atividades que possibilitem o desenvolvimento de práticas  esportivas e culturais.
·         Combater a evasão.
·         Trabalhar com a transversalidade.

METODOLOGIA:
O projeto visa de início a inscrição dos alunos interessados em participar de alguma modalidade da escolinha. Após a formação das turmas, será iniciado o processo de introdução dos conhecimentos básicos, a partir disto, os integrantes das escolinhas se aperfeiçoarão com o objetivo de integrarem uma seleção de alunos representantes da escola em competições.   

RECURSOS:
Recurso/espaços físicos:
·         Adquirir um ambiente adequado para a prática dos esportes: Vôlei, futsal.
·         Adquirir um ambiente adequado para prática das atividades de dança, canto, teatro e música.
Recursos/humanos:
·         Contratar profissional responsável pelas turmas de dança.
·         Contratar profissional responsável pelas turmas de canto e música.
·          Contratar profissional responsável pelas turmas de esportes: Vôlei e futsal.

Recursos/materiais:
·         Adquirir 5 padrões para a turma de vôlei.
·          Adquirir 2 padrões personalizados para o time profissional (Vôlei).
·         Adquirir 5 padrões para a turma de futsal.
·          Adquirir 2 padrões personalizados para o time profissional (futsal).
·         Adquirir  100 metros de tecidos variados para confecção de roupas  dos grupos de dança.
·         Adquirir 50 metros de tecidos variados para confecção de roupas do grupo de canto.
·         Adquirir 100 metros de roupa para confecção do figurino do grupo de teatro.

CRONOGRAMA/desenvolvimento em 2012:
Matricula: Janeiro e fevereiro .
Contratação de profissionais compra de material e adequação de espaços físicos: janeiro e fevereiro.
Divisão e organização das escolinhas: Março.
Inicio das e desenvolvimento atividades: abril/dezembro.
Formação de equipes e alunos representantes da escola em competições: Junho
Organização de jogos internos e apresentações culturais: junho/agosto.
Participação de eventos em outras comunidades: setembro/novembro.
Avaliação dos resultados: Dezembro.